Dissertação - Vanessa Machado da Silva

Julgamento clínico de estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem

Autor: Vanessa Machado da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

O âmbito das boas práticas em saúde requer o emprego do julgamento clínico para assegurar a segurança e eficácia dos processos de cuidado. Sendo área crescente nos processos de formação, está associado à habilidade de interpretar as necessidades em saúde de um indivíduo, tomar decisões e intervir adequadamente. O objetivo misto foi analisar o julgamento clínico desempenhado por estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem e, específicos: mensurar o desempenho de estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem no julgamento clínico; comparar o desempenho referido entre esses estudantes e compreender as estratégias utilizadas para alcançar o nível exemplar em julgamento clínico. Realizou-se uma pesquisa de métodos mistos do tipo sequencial explanatória. A primeira etapa quantitativa, com maior peso, ocorreu através da aplicação do Lasater Clinical Judgment Rubric - Brazilian Version por graduandos do 7.º, 8.º e 10.º semestres de um Curso de Graduação em Enfermagem e pós-graduandos do curso de mestrado e doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, totalizando 145 estudantes. A segunda etapa qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas guiadas por instrumento semiestruturado, com 20 estudantes que atingiram o nível exemplar em julgamento clínico na primeira etapa da pesquisa. As produções de dados foram realizadas entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer n.º 5.747.931. Para a exploração dos dados quantitativos foi utilizada estatística descritiva, com o auxílio do ambiente estatístico R versão 4.2.3, sendo computada a modelagem por Regressão Logística Cumulativa. Já, para a análise qualitativa, foi utilizado o Software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, onde foram geradas a Classificação Hierárquica Descendente e análise de similitude. Sendo também aplicada, a técnica de análise textual discursiva. Utilizou-se o referencial teórico explícito de Creswell, 2021, Tanner, 2006, Lasater, 2007 e Nunes, 2016. Os resultados evidenciaram que nenhum estudante se classificou como nível "iniciante" em julgamento clínico e 62,06% se avaliaram como nível "exemplar"; das 11 dimensões avaliadas pelo instrumento, apenas três apresentaram um comportamento diferente do modelo geral entre as categorias, sendo elas: observação focada, intervenção planejada/flexibilidade e habilidade técnica. O julgamento clínico foi considerado fundamental em diferentes contextos de cuidado e entre as estratégias utilizadas pelos estudantes, sobressaíram-se a leitura de materiais de órgãos oficiais como o Conselho Federal de Enfermagem, construção de resumos, mapas mentais, participação em cursos teórico-práticos e utilização de ferramentas virtuais. Conclui-se que há um padrão de declínio interno dos níveis de julgamento clínico entre as categorias graduação (7º, 8º e 10º semestres) e pós-graduação (mestrado e doutorado); e uma evolução entre graduação e pós-graduação, evidenciando de modo geral a progressão do nível de julgamento clínico conforme os níveis de escolaridade. Os dados qualitativos, retrataram que por envolver aspectos emocionais, desafios práticos e estratégias de aprendizagem, faz-se necessário um maior compartilhamento de abordagens sobre este processo entre profissionais enfermeiros, universidades, docentes e discentes. Deste modo, a presente metodologia contribuiu para a realização de metainferências acerca do objetivo do estudo.

Palavras-chave: Julgamento clínicoCompetência clínicaPesquisa em enfermagem clínicaEducação em enfermagemAutoavaliação