Dissertação - Sérgio Mauricio Souza E Silva

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PELOTAS NA PERSPECTIVA ECOSSISTÊMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA OS ENFERMEIROS

Autor: Sérgio Mauricio Souza E Silva (Currículo Lattes)

Resumo

A Educação para a saúde deve ser pensada como um conjunto de ações que proporcionam aprendizagens relacionadas à promoção da saúde, prevenção de agravos e formas resolutivas e eficientes de lidar com o processo saúde-doença. Objetivou-se compreender a educação para a saúde desenvolvida em escolas municipais do ensino fundamental de Pelotas na perspectiva ecossistêmica: contribuições para os enfermeiros. A Saúde é um termo polissêmico e carrega em si múltiplos sentidos. Do ponto de vista individual e coletivo, a saúde adquire diversos significados objetivos e subjetivos, em distintos contextos. Neste sentido, é preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de comportamentos, hábitos e atitudes saudáveis. Assim, sendo, na perspectiva ecossistêmica, a educação para a saúde deve inter-relacionar-se ao contexto, as respectivas conexões entre os elementos que compõem a escola, bem como a comunidade na qual se insere. A metodologia desenvolvida foi um estudo do tipo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Os cenários de estudo foram sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental da zona urbana de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa 21 professores ministrantes do tema saúde nos anos finais do ensino fundamental. O quantitativo dos participantes, no presente caso, refere-se a três participantes de cada uma das sete escolas que compõem a zona urbana de Pelotas, selecionados por meio de sorteio aleatório simples. A coleta de dados ocorreu em junho de 2022, por meio de entrevista presencial, ou virtual utilizando o WhatsApp e ou Googel Meet. Destaca-se que a maioria das entrevistas ocorreram de forma presencial no local de trabalho, em ambiente reservado, de escolha do participante. As entrevistas foram efetivadas utilizando um guia norteador com questões fechadas e abertas que teve início somente após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande. A análise e interpretação dos dados foram realizadas pelo método de Análise Temática de Minayo que comporta três etapas; pré-análise, exploração dos dados e tratamento dos resultados. Foram observadas todas as exigências éticas previstas para pesquisas com seres humanos conforme Resoluções n° 466/12 e nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Concluiu-se que a educação para a saúde nas escolas municipais do ensino fundamental de Pelotas se caracteriza por docentes brancas do sexo feminino, com idade a partir de 30 anos, com até cinco anos de experiência na docência, onde todos os participantes desenvolvem a educação para a saúde em suas aulas, buscando priorizar os temas de maior interesse e relevância para os educandos, utilizando metodologias variadas sempre que possível. Observou-se que os docentes solicitam mais educação continuada sobre temas da saúde, que existem dificuldades em trabalhar temas relacionados à sexualidade, sendo que o tempo, a disponibilidade de recursos e material didáticos dificulta o desenvolvimento de métodos variados de ensino. Constatou-se que a gestão da educação para a saúde no âmbito das escolas e do município deveria ser mais proativa promovendo e implementando projetos e parceiras para que a educação para a saúde aconteça de fato. Os dados levantados na pesquisa apontam caminhos para os enfermeiros participarem do contexto da educação para a saúde nas escolas de maneira mais expressiva e eficiente, assumindo assim, o papel de protagonista na educação em saúde, competência inerente da sua formação.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação em saúdeEnfermeirosServiços de saúde escolarEcossistema