Tese - Cristiane Lima de Moraes

Processo de ensino-aprendizagem na formação profissional de estudantes de graduação em Enfermagem no contexto da pandemia COVID-19

Autor: Cristiane Lima de Moraes (Currículo Lattes)

Resumo

A pandemia covid-19 causou inúmeros impactos no contexto da educação superior, em especial, para o processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto emergencial e para a formação profissional de estudantes de enfermagem. Nesse sentido, esse estudo objetivou analisar a percepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre o processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da covid-19; conhecer as competências, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes de graduação em enfermagem para atuação frente à pandemia da covid-19 e outras situações de emergência de saúde pública; descrever potencialidades e fragilidades na formação acadêmica e profissional do enfermeiro para atuação frente à pandemia da covid-19 e outras situações de emergência de saúde pública; refletir sobre o impacto do processo de ensino-aprendizagem na formação acadêmica e profissional dos estudantes de graduação em enfermagem a partir das vivências do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da covid-19. Caracteriza-se por ser um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, desenvolvido no Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade do Sul do Brasil, cujos participantes foram 41 estudantes. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário, aplicado na modalidade online. Como recurso analítico utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Respeitou-se a Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Esse estudo faz parte do Projeto "Formação, trabalho e a pandemia da covid-19" aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande. Os resultados possibilitaram identificar a percepção dos estudantes sobre o processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia da covid-19, a saber: avaliação do ensino online; formação acadêmica e profissional durante o ensino remoto emergencial; competências relevantes na formação acadêmica e profissional dos estudantes de enfermagem; conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes de enfermagem; conhecimentos a serem desenvolvidos na formação acadêmica de estudantes de enfermagem para atuação na pandemia covid-19 e emergências em saúde pública; potencialidades e fragilidades vivenciadas na formação acadêmica e profissional para atuação em outras situações de emergência em saúde pública; e, reflexões acerca da educação nas instituições federais de ensino superior e do ensino remoto emergencial na formação de enfermeiros durante a pandemia da Covid-19. Conclui-se que é necessário aprofundar estudos sobre a utilização do ensino online na enfermagem e saúde, bem como reformulação e adequação de projetos político-pedagógicos e curriculares que descrevem um perfil de competências profissionais de enfermeiros, capazes de atuar em outras situações de emergência em saúde pública, de modo a responder de modo rápido, efetivo, com fundamentação teórico-prática e baseado em evidências científicas, atuais e pertinentes, à atenção a saúde e qualidade de vida de pessoas e coletividades, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Além disso, inserir o estudante nesses processos de mudança do ensino superior.

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Palavras-chave: EnfermagemEducação em enfermagemEducação a distânciaInstituições de ensino superiorCovid-19