Tese - Nidia Farias Fernandes Martins

FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SAÚDE: RELAÇÃO COM O CUIDADO NA PERSPECTIVA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autor: Nidia Farias Fernandes Martins (Currículo Lattes)

Resumo

Teve-se como objetivos: Compreender o conceito de saúde manifestado por estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia de uma universidade no sul do Brasil e sua relação o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde; compreender a relação entre a formação em educação em saúde de estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia de uma universidade no sul do Brasil com o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde; Compreender a relação entre o conceito e uso do Letramento em Saúde de estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e psicologia de uma universidade no sul do Brasil com o cuidado na perspectiva do Sistema Único de Saúde. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, com 22 estudantes do último ano de graduação: cinco do curso de enfermagem, nove de medicina e oito de psicologia. A coleta dos dados ocorreu de maio a dezembro de 2021, por meio de entrevista semiestruturada online, por videoconferência. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os aspectos éticos foram respeitados, e obteve-se aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa local. Os resultados originaram 29 categorias finais, que foram apresentadas em três artigos. O estudo demonstrou que maior parte dos estudantes aproximaram sua visão ao conceito ampliado de saúde, conceberam a educação em saúde aproximando-se da abordagem dialógica, e que a formação não contempla o conceito de letramento em saúde, porém abrange elementos do conceito presentes na formação, prática e cuidado. Confirma-se, em parte, a tese que: "A formação dos estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e psicologia de uma universidade no Sul do Brasil contempla o conhecimento e adoção de um conceito ampliado de saúde, o conhecimento do conceito e uso adequado do Letramento em Saúde, bem como a educação em saúde em uma perspectiva dialógica, refletindo, assim, em um cuidado em saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde." Isso porque alguns estudantes ainda possuíam uma visão mais restrita de saúde, bem como elementos de uma educação em saúde tradicional, e, em uma perspectiva geral, a formação não contemplou o conceito de Letramento em Saúde. Porém, ainda que com resquícios de uma formação tradicional, essa consegue refletir em ensino, prática e cuidados voltados à promoção da saúde, prevenção de doenças e Sistema Único de Saúde. Foi possível evidenciar que o cuidado é priorizado por meio do trabalho em equipe, da troca de saberes e da comunicação, em consonância com as necessidades da população, o que permite autocuidado, empoderamento e protagonismo dos usuários e compartilhamento de responsabilidades para mudar hábitos e melhorar a qualidade de vida. O estudo contribuiu para expandir o conhecimento acerca da formação superior em saúde para o Sistema Único de Saúde, podendo instigar a reflexão e discussão entre discentes, docentes, e gestores no Brasil quanto à necessidade de estratégias para consolidar a mesma, voltada a um cuidado ampliado e direcionado às diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde.

TEXTO PARCIAL DA TESE

Palavras-chave: Formação profissionalPromoção da saúdePrevenção de doençasEducação em saúdeLetramento em saúdeSistema Único de Saúde (SUS)