Dissertação - Sabrina Santos da Rocha

Análise dos domínios da inteligência emocional entre estudantes de graduação em enfermagem

Autor: Sabrina Santos da Rocha (Currículo Lattes)

Resumo

A enfermagem é uma das profissões que possui maior contato e vínculo com o usuário de serviço de saúde, constituindo-se como uma profissão essencial nas equipes multiprofissionais, o que requer desenvolvimento das habilidades de inteligência emocional. Na perspectiva de Daniel Goleman, a inteligência emocional é composta pelos domínios de autoconsciência, autogestão, consciência social e gerenciamento de relacionamentos. Tais habilidades são fundamentais para a tomada de decisão no trabalho em saúde. Teve-se como objetivos: analisar os domínios da inteligência emocional entre estudantes de graduação em enfermagem; e conhecer estratégias individuais e pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento dos domínios da inteligência emocional entre estudantes de graduação em enfermagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo exploratório e descritiva, realizada com 17 estudantes do último ano do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. O método de coleta foi através de entrevista semiestruturada com uso da ferramenta síncrona de comunicação em tempo real, o Google Meet. A metodologia de análise aplicada foi a Análise Textual Discursiva. Em todas as etapas da pesquisa foram respeitadas as observações e determinações legais da Resolução 510/16, que regulamenta as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, com encaminhamento o projeto ao de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, CAAE 38344020.0.0000.5324. Os dados foram analisados sob a ótica do referencial teórico de Daniel Goleman. Os resultados do estudo foram apresentados no formato de dois artigos científicos. No primeiro, intitulado "Análise dos domínios da inteligência emocional de estudantes de graduação do último ano de enfermagem" , identificou-se que o domínio da autogestão é o que possui maior fragilidade, enquanto as aptidões do domínio gerenciamento de relacionamentos apresentaram-se mais desenvolvidas. Já, as aptidões dos domínios consciência social e autogestão apresentaram variações, evidenciando-se algumas com melhor desenvolvimento e outras com fragilidades. O reconhecimento dos domínios e aptidões presentes entre os estudantes de enfermagem permite uma análise dos fatores a serem abordados na formação visando o aprimoramento da inteligência emocional. Já no segundo artigo, intitulado "Estratégias para o desenvolvimento dos domínios da inteligência emocional entre estudantes de graduação em enfermagem" verificou-se que entre as estratégias individuais, destaca-se a tentativa de se desvincular de atividades estressoras para com isso elaborar estratégias de enfrentamento frente a adversidades. A estratégia pedagógica que mais se destacou foi o diálogo, com a troca de experiências práticas dos educadores, enquanto a abordagem essencialmente tecnicista foi considerada um dificultador para o desenvolvimento da inteligência emocional. Como conclusão, sugere-se a abordagem através de estratégias desde a observação de aptidões dos domínios da inteligência emocional, como a posterior elaboração de estratégias de enfrentamento das fragilidades observadas em estudantes de enfermagem. A abordagem ocorrendo desde os semestres iniciais, com intensificação no período de maior exposição à prática assistencial, possui o potencial de preparar o estudante para o enfrentamento de situações e tomadas de decisões inerentes tanto a vida acadêmica quanto ao futuro exercício profissional.

TEXTO PARCIAL

Palavras-chave: Inteligência emocionalEstudantes de enfermagemEducação em enfermagem