Dissertação - Romario Daniel Jantara

Isolamento social, solidão, rede e apoio social de estudantes de enfermagem no contexto da pandemia de doença de coronavírus 2019

Autor: Romario Daniel Jantara (Currículo Lattes)

Resumo

O isolamento social e a solidão, apresentam prevalências mais altas em alguns segmentos da população, como por exemplo, os estudantes universitários, estando relacionados a uma série de outros problemas de saúde, como a Ansiedade, Depressão e Estresse. Em contrapartida, as redes sociais e apoio social se apresentam como aspectos protetores à saúde do estudante universitário. O contexto atual, marcado pela pandemia de coronavírus SARS-CoV-2, traz diversos impactos na vida da população em geral. As universidades precisaram se adequar frente às medidas sanitárias para o combate ao novo coronavírus, suspendendo as aulas incialmente, e posteriormente, fornecendo aulas de modo remoto (online). Destaca-se a necessidade de investigar os impactos da pandemia na saúde dos acadêmicos. Desse modo, o objetivo geral deste estudo foi: Avaliar o impacto da pandemia de Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19) na saúde mental de estudantes de enfermagem na perspectiva do isolamento social, solidão, redes sociais e apoio social. Os objetivos específicos foram: Identificar a presença de isolamento social e solidão em estudantes de Enfermagem no contexto da pandemia de Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19); Identificar fatores sociodemográficos e de saúde relacionados ao isolamento social e solidão em estudantes de Enfermagem durante a pandemia de Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19); Identificar as redes sociais nas quais os estudantes de Enfermagem estão inseridos no contexto da pandemia de Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19); e Identificar a percepção do nível de apoio social recebido por estudantes de Enfermagem durante a pandemia de Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19). Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Participaram 147 estudantes do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Delimitou-se como critérios de inclusão: possuir 18 anos ou mais e estar regularmente matriculado no curso de graduação Enfermagem da FURG. O critério de exclusão foi: não possuir acesso à internet pois a coleta foi realizada de forma remota. Os dados foram coletados por meio de um formulário eletrônico, contendo os instrumentos utilizados: Questionário de Caracterização, de elaboração própria; Escala de Solidão da UCLA-BR, Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study´s Social Support Scale (MOS-SSS) e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse - Versão Reduzida (DASS-21). Foi realizada uma análise descritiva e inferencial dos dados com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences versão 21.0. Destaca-se que foram seguidos integralmente os aspectos éticos, de acordo com a Resolução 510/2016. Verificou-se alta percepção de isolamento social (42,2%) e de solidão (49,7%) entre os estudantes de enfermagem, que se associaram a diversas variáveis pesquisadas. As redes sociais nas quais os estudantes estavam inseridos eram redes familiares, redes de amizade e redes institucionais, prevalecendo nível médio de apoio social para as dimensões apoio emocional/informacional, interação social e alto nível para as dimensões apoio material e apoio afetivo. Destaca-se assim, que durante a pandemia COVID-19, houve um significativo número de estudantes de enfermagem em isolamento social e solidão, assim como tiveram um comprometimento de sua saúde mental. Por outro lado, as redes sociais pareceram efetivas e funcionais para uma parte dos estudantes, enquanto encontrou-se fragilizadas para outra parte deles.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Isolamento socialSolidãoApoio socialEstudantes de enfermagemCoronavírus