Tese - Liliane Alves Pereira

Sensibilidade moral: formação de estudantes de graduação das ciências da saúde

Autor: Liliane Alves Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

Sensibilidade moral é definida como uma conexão de experiências pessoais provenientes do ambiente, do outro e dos sistemas em que a pessoa humana está submetida, sendo a sensibilidade uma expressão pessoal da internalização de si. Desta forma, a sensibilidade moral se constitui por valores, experiências pessoais, processos dialéticos e conflitos que influenciam na manifestação de suas atividades, de ações e de cuidado. Sob esse prisma, é importante perceber que o desenvolvimento da sensibilidade moral perpassa pelo relacionamento consigo mesmo, com outro e com os ambientes de formação, fazendo com que sensibilidade moral se configure como um aprendizado processual, dinâmico e interacional. Para tanto, a ética torna-se um imperativo para esse desenvolvimento, fazendo com que se possa balizar as decisões a serem tomadas. A capacidade de distinguir tem sua fundamentação na ética quando esta habilita o ser humano a legitimar ações, atividades e comportamentos que exigem o olhar para o bem comum. Assim, a educação ética torna-se imprescindível na formação profissional, sendo capaz de estimular o desenvolvimento da sensibilidade moral, pois alia a consciência moral com a capacidade de perceber a realidade que o envolve e torna-se motivado para agir benevolentemente. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação da área de ciências da saúde, por meio da elaboração e da validação de um instrumento de pesquisa. A tese, então, foi desenvolvida em três etapas: metodológicas, quantitativa e qualitativa. Todas as etapas foram realizadas com estudantes de graduação das áreas de ciências da saúde de uma universidade privada do sul do país. Na etapa metodológica contou-se com a participação de 699 estudantes e o objetivo foi o de validar o instrumento de análise da sensibilidade moral em estudantes de graduação da área das ciências da saúde. Para tanto, utilizaram-se as oito etapas previstas nas diretrizes internacionais para a elaboração e validação do instrumento, sendo este válido e fidedigno, realizado a validade de face, de constructo e com Alfa de Cronbach de 0,743 para o instrumento. Na etapa quantitativa, o objetivo foi analisar o desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação dos diferentes cursos das ciências da saúde, contando com 699 respondentes, o que permitiu emergir quatro constructos: consciência pessoal, relação profissional/paciente, relação com o ambiente formativo e educação ética formal, sob a análise fatorial exploratória e elementos da estatística descritiva. Já a etapa qualitativa foi composta por 11 estudantes e objetivou compreender o processo de formação da sensibilidade moral em estudantes de graduação da área das ciências da saúde. Para tal, utilizou-se a técnica de grupo focal, na qual fosse possível a interação de diferentes estudantes de graduação em torno do tema. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva da qual emergiram três categorias: o desenvolvimento dasensibilidade visto a partir da relação consigo mesmo, da relação com o outro e da relação institucional e comprova a necessidade de fomentar nos estudantes um olhar aguçado sobre os cenários em que a sensibilidade moral se faz presente, principalmente, quando se necessita tomar decisões. Os preceitos éticos foram respeitados, conforme a resolução 466/12, com o parecer 2.902.432/2018. De acordo com os resultados, percebe-se que o desenvolvimento da sensibilidade moral leva em conta a consciência pessoal, relação profissional/paciente, relação com o ambiente formativo e educação ética formal. Já no estudo qualitativo, o que primou para o desenvolvimento da sensibilidade moral foi classificado em três categorias: relação consigo mesmo, relação com o outro e relação com instituição. O desenvolvimento da sensibilidade moral nos estudantes de ciências da saúde proporciona estabelecer relações interprofissionais e interpessoais, subsidiadas pela postura ética e deixa claro o processo dinâmico e conceitual da sensibilidade moral. Assim, torna o desenvolvimento da sensibilidade moral algo complexo e desafiador no cenário atual, permitindo a esse estudo defender a seguinte tese: A formação acadêmica que contempla a transversalidade do ensino da ética como elemento catalizador dos valores pessoais, profissionais e ambientais possibilita o exercício da sensibilidade moral.

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Palavras-chave: Estudantes de ciências da saúdeÉticaSensibilidade moral