Tese - Aline Marcelino Ramos Toescher

Sofrimento moral no trabalho do enfermeiro docente do ensino superior: uma abordagem foucaultiana

Autor: Aline Marcelino Ramos Toescher (Currículo Lattes)

Resumo

Sofrimento moral ocorre quando o profissional se sente impedido de agir conforme seus conhecimentos, valores ou aquilo que considera eticamente correto. Mediante utilização de referencial filosófico foucaultiano, foi defendida a seguinte tese: Enfermeiros docentes atuantes em universidades públicas e federais no Brasil vivenciam o sofrimento moral diante de relações de poder fixadas e utilizam-se da parresía como possibilidade de ação ética e estética. Teve-se como objetivo geral: analisar a ocorrência de sofrimento moral em enfermeiros docentes do ensino superior público federal brasileiro. O estudo foi desenvolvido em três etapas: metodológica, quantitativa e qualitativa. Para etapa metodológica, foi utilizado um guia internacional, composto por oito etapas, que permitiram a elaboração e validação de um instrumento de pesquisa, capaz de analisar a intensidade de sofrimento moral vivenciada por enfermeiros docentes do ensino superior. O instrumento recebeu a denominação de Escala de Sofrimento Moral para Enfermeiros Docentes, cuja estrutura fatorial, recebeu resultados bastante satisfatórios de validade e confiabilidade, com alfa de Cronbach 0,925, e ainda apresentou bons índices de ajustamento, de acordo com a análise fatorial confirmatória. A partir disso, seis constructos foram formados: sobrecarga de trabalho; autopercepção de baixa qualificação profissional; limitações diante da atuação universitária; limitaçõesorganizacionais; parresía e percepção de baixa qualidade pedagógica. Já a etapa quantitativa, foi realizada nos meses de junho a dezembro de 2018, com 373 enfermeiros docentes, atuantes em universidades públicas e federais brasileiras. As técnicas estatísticas implementadas foram: estatística descritiva, incluindo distribuições de frequência, análises de média, desvio padrão e medianas, além de testes de análise de variância, qui-quadrado, análise de cluster e correlação de Pearson. Para esta etapa, foram utilizados instrumentos virtuais através da tecnologia Google Docs, como a escala elaborada na etapa metodológica deste estudo e o termômetro de sofrimento moral, compreendido como uma ferramenta de item único, destinado a verificar o nível de sofrimento moral em tempo recente. Assim, como resultados, os enfermeiros docentes que referiram maiores intensidades de sofrimento, tinham como características sociodemográficas e laborais, atuarem nas regiões Norte e Sudeste do país, serem majoritariamente do sexo feminino, com aproximadamente 37 anos de idade e tempo médio de atuação na instituição de ensino superior de 5 anos, especialmente quando relacionado ao constructo parresía e sobrecarga de trabalho. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em etapa presencial e virtual, com 33 enfermeiros docentes atuantes em universidades públicas e federais no Brasil. Mediante análise textual discursiva, emergiram três categorias: atuação do enfermeiro docente; experiência de sofrimento moral; e liberdade de ação. Nestes estudos, de modo geral, foi possível identificar que os enfermeiros docentes, encontram-se diante de situações que lhe proporcionam sofrimento moral, porém ao exercer suas ações cotidianas, manifestam aquilo que acreditam diariamente, mesmo diante de conflitos. Nessa perspectiva, a parresía, compreendida comovirtude, aparece como uma importante estratégia de resistência a toda e qualquer forma de sujeição, especialmente por contribuir para elaboração da ética profissional, baseada na transformação do próprio fazer do enfermeiro docente.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EnfermagemDocentes de enfermagemEducação superiorÉtica da enfermagemPoder