Dissertação - Bruna Ruoso da Silva Neutzling

Cultura de segurança do paciente na formação dos estudantes de graduação em enfermagem e medicina

Autor: Bruna Ruoso da Silva Neutzling (Currículo Lattes)

Resumo

Entre as estratégias para redução de erros e eventos adversos nos ambientes de cuidado à saúde, está a inclusão transversal do tema segurança do paciente na formação de estudantes de graduação em enfermagem e medicina, além do reconhecimento e fortalecimento da cultura de segurança no ambiente de formação. Nessa perspectiva, atualmente, existe uma escassez de estudos e instrumentos a respeito da cultura de segurança na formação dos estudantes de enfermagem e medicina, uma vez que estes têm se concentrado majoritariamente na área hospitalar com os profissionais, fato esse que demonstra a necessidade em difundir esse tema no ensino, com vistas à construção de saberes em prol da cultura de segurança. Tem-se como objetivos: elaborar e validar um instrumento que permita analisar a cultura de segurança do paciente na formação de estudantes de graduação em enfermagem e medicina; analisar a cultura de segurança do paciente na formação de estudantes em graduação de enfermagem e medicina. A metodologia do estudo foi composta por duas etapas: metodológica e quantitativa. O estudo metodológico seguiu as oito etapas do autor Robert F. DeVellis para a elaboração de escalas. Para a validação do constructo, foram realizados dois testes estatísticos: a análise fatorial e o alfa de Cronbach. O estudo quantitativo, do tipo analítico, de delineamento transversal, foi desenvolvido com 101 estudantes de graduação em enfermagem e 134 de medicina de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação da "Escala de cultura de segurança do paciente para estudantes de enfermagem e medicina", elaborada e validada na etapa metodológica. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa na Área da Saúde sob parecer nº 254/2018. Como resultados, obteve-se a "Escala de cultura de segurança do paciente para estudantes de enfermagem e medicina", a qual apresentou 29 itens na versão validada, divididos em três constructos: desenvolvimento de competências para a segurança do paciente; estratégias para o fortalecimento da cultura de segurança; e gerenciamento do erro; além de uma questão geral. O alfa de cronbach da escala foi de 0, 952. Mediante validade de face, conteúdo e constructo, a escala foi considerada válida e confiável para utilização no contexto brasileiro com estudantes de enfermagem e medicina. A análise descritiva permitiu verificar que, de forma geral, os estudantes do curso de graduação em enfermagem consideram como boa a cultura de segurança do paciente no seu ambiente de formação, enquanto os estudantes do curso de graduação em medicina entendem a cultura de segurança do paciente como ruim no seu ambiente de formação. Os estudantes de enfermagem apresentaram maiores médias nos três constructos: desenvolvimento de competências para a segurança do paciente; estratégias para o fortalecimento da cultura de segurança e gerenciamento do erro. Espera-se que esse estudo contribua para o estabelecimento e fortalecimento da cultura de segurança do paciente no processo de formação dos estudantes de medicina e enfermagem, priorizando uma assistência em saúde mais segura.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Estudantes de enfermagemEstudantes de medicinaSegurança do pacienteCultura organizacionalEstudos de validação