Tese - Cleci de Fatima Enderle

O desenvolvimento da competência moral em estudantes de graduação em enfermagem

Autor: Cleci de Fatima Enderle (Currículo Lattes)

Resumo

A educação exerce importante papel no desenvolvimento da competência moral dos indivíduos. Assim, defendeu-se a tese: Os estudantes de graduação em enfermagem desenvolvem a competência moral ao longo do curso de graduação, o que pode ser influenciado pelos docentes por meio de sua prática pedagógica e conhecimento ético/moral. Objetivo geral: Analisar o desenvolvimento da competência moral de estudantes de graduação em enfermagem e a percepção de docentes acerca da sua atuação para o desenvolvimento moral dos estudantes. Objetivos específicos: Identificar o nível de desenvolvimento da competência moral de estudantes de graduação em enfermagem; Compreender a percepção dos docentes sobre a influência de seu conhecimento ético-moral no desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem. Identificar estratégias e espaços utilizados por docentes para promover o desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem. Método: A pesquisa foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública federal do sul do Brasil, desenvolvida em duas etapas. A primeira etapa, quantitativa, com a aplicação do Moral Competence Test em sua versão estendida, com três dilemas, para medir a competência moral dos estudantes (escore C). Ocorreu entre março e maio de 2016, com 157 estudantes regularmente matriculados em todas as séries do curso. A amostra foi calculada com base na amostragem não probabilística por conveniência, totalizando um mínimo de 150 alunos. Para a análise dos dados do MCT-xt, utilizou-se uma matriz estatística denominada MANOVA, matriz de análise multivariada de variância. Os dados do questionário foram digitados em planilha do Excel 2013, onde foi calculado o escore C. Foi utilizada estatística descritiva, média, desvio padrão e análise de variância. Para a segunda etapa, qualitativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com 20 enfermeiros docentes, realizada no período de julho a outubro de 2016, cujos dados foram submetidos à análise textual discursiva. Resultados: Na etapa quantitativa observou-se crescimento significativo da competência moral dos estudantes, medido pelo escore-C no início do curso (8,62), para o final do curso (11,97). Passando de baixo no início para médio ao final. Os estudantes mais jovens (17-20) tiveram melhor resultado no escore C (12,25), em relação aos os mais velhos (36-40) escore C ( 7,46) e maiores de 41 anos , escore-C (6,65). A etapa qualitativa resultou em duas categorias: Conhecimento ético/moral e ações pedagógicas docentes: Agregadores da competência moral do estudante de enfermagem; Estratégias docentes: promovendo o desenvolvimento da competência moral em estudantes. Conclusão: O curso de graduação de enfermagem atua como um interventor positivo na construção e desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Os docentes, por meio da utilização de estratégias e espaços para desenvolver ações pedagógicas, favorecem a busca do conhecimento, o raciocínio clínico e a abordagem de aspectos éticos e morais que colaboram para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem.

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