Tese - Camila Daiane Silva

Representações sociais de discentes de enfermagem acerca da violência doméstica contra a mulher.

Autor: Camila Daiane Silva (Currículo Lattes)

Resumo

A violência é um fenômeno universal que acomete a população independentemente da cultura, religião e nível socioeconômico, constituindo-se um grave problema de saúde pública. Para a melhor compreensão se tornam necessárias pesquisas que desvendem suas múltiplas faces. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Foi realizado com o objetivo geral de analisar as representações sociais da violência doméstica contra a mulher entre discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande e específicos de comparar a estrutura e o conteúdo dessas representações, além de descrever o conteúdo das mesmas. As participantes foram discentes das três séries iniciais e três finais. Colheram-se os dados entre agosto e novembro de 2014, por meio da técnica de evocações livres frente ao termo indutor "violência doméstica contra a mulher" e entrevistas, para as quais elaborou-se um roteiro contendo questões abertas referentes às vivências pré-universitárias com a temática, bem como sua abordagem ao longo das disciplinas teórico-práticas. O tratamento das evocações foi pelo software EVOC, que permitiu a construção do quadro de quatro casas, a partir do qual se realizou a análise de similitude. O material produzido nas entrevistas foi tratado pelo software Alceste e análise contextual. Projeto aprovado sob o Parecer nº 109/2014. Participaram da pesquisa 132 discentes de enfermagem, sendo 71 das séries iniciais e 61 das finais. Responderam às entrevistas 33 discentes, 16 das séries iniciais e 17 das finais. Pela análise estrutural, verificaram-se no núcleo central os termos em comum: violência, covardia, desrespeito e dor. As discentes das séries iniciais evocaram ainda tristeza e as das finais, violência física. Ao comparar a representação dos grupos, identificou-se que o conhecimento do senso comum predominou entre as discentes das séries iniciais, enquanto que o conhecimento reificado, entre as das séries finais. Entre essas, identificou-se uma representação estruturada, pois continha as dimensões atitudinais, imagéticas e informativas, ao passo que as das séries iniciais possuíam apenas as atitudinais e informativas. Na análise de similitude verificou-se que o termo medo, constante na primeira periferia de ambos os grupos, pode ser um elemento central da representação. Pela análise dos conteúdos representacionais, verificou-se que ambos os grupos conheciam a temática e evidenciaram o cuidado à vítima. Também se verificou que o conhecimento do senso comum predominou na representação das discentes das séries iniciais e o conhecimento reificado, entre as finais. Destaca-se que as disciplinas de epidemiologia, saúde da criança e saúde da mulher foram elencadas como fontes de conhecimento. Frente aos resultados obtidos, confirmou-se a tese. Espera-se que a representação de discentes de enfermagem acerca da VDCM oriente a ação profissional, principalmente no que se refere à prevenção, identificação e intervenção dos casos de violência. Ainda, espera-se que os resultados possam alertar para que os cursos de graduação em enfermagem e de outras áreas da saúde, sensibilizando os responsáveis pelas disciplinas afins para a inclusão da temática nos conteúdos programáticos.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Violência domésticaDiscentesRepresentações sociaisEnfermagem