Dissertação - Naiane Glaciele da Costa Goncalves

Assédio moral entre estudantes de graduação em enfermagem.

Autor: Naiane Glaciele da Costa Goncalves (Currículo Lattes)

Resumo

O assédio moral caracteriza-se como um processo de insultos, ameaças e agressões psíquicas ou físicas, podendo resultar no desequilíbrio emocional dos estudantes e, como consequência da violência sofrida, pôr em risco sua permanência na universidade. O objetivo da pesquisa foi analisar a frequência do assédio moral vivenciado por estudantes de graduação em enfermagem de uma instituição pública no Sul do Brasil. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, com estudantes matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem, adotando para a coleta de dados o Questionário Sobre Maltrato Psicológico no Trabalho, o qual foi adaptado culturalmente e validado. A análise dos dados ocorreu através do software estatístico Statistical Package for Social Sciences, versão 22.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde (parecer nº 156/2015). A pesquisa resultou em dois artigos científicos: no primeiro foi realizada uma adaptação cultural de um instrumento inicialmente proposto à trabalhadores da saúde, para o ambiente acadêmico. O instrumento é composto por 36 itens, sendo que respostas foram dadas através de uma escala Likert que variava entre zero e cinco, conforme a frequência que os estudantes sofriam assédio moral. Foram seguidas três etapas no processo de adaptação: comitê de especialistas; pré-teste e revisão do processo de adaptação pelos desenvolvedores. Foram seguidas as diretrizes internacionais para maximizar a obtenção experiencial e conceitual entre o instrumento original e o instrumento adaptado. Após o cumprimento das etapas a versão final do questionário foi considerada aprovada e foi intitulado "Questionário sobre Maltrato Psicológico na Graduação em Enfermagem". No segundo artigo, verificou-se que o assédio moral parece estar presente na graduação em Enfermagem, pois 47 estudantes afirmaram terem sofrido esse tipo de violência na graduação e 82 estudantes presenciaram situações de assédio moral com seus colegas no ambiente acadêmico. As situações de assédio moral mais citadas pelos estudantes, por no mínimo 6 meses e com uma frequência semanal foram: não ser cumprimentado, ser exposto a críticas por parte de colegas, ser exposto a críticas por parte de professores, receber olhares de desprezo, sofrer pressão ou sentir que o professor exerce um controle sobre suas ações de modo diferenciado entre você e seus colegas e ser acusado injustamente de cometer erros. Os estudantes avaliaram seu relacionamento predominantemente como regular: entre colegas (87 estudantes) e com professores (105 estudantes). Reprovaram em ao menos uma das disciplinas ofertadas no curso (90 estudantes) e pensaram em abandonar a graduação em enfermagem em algum momento (79 estudantes). Após a formatura, a maioria dos estudantes pretende atuar na assistência de enfermagem (59 estudantes), cursar mestrado (53 estudantes) e/ou cursar residência (51 estudantes). Conclui-se que o assédio moral pode estar sendo vivenciado não apenas no curso de graduação em enfermagem; possivelmente, resultados similares aos dessa pesquisa possam ser encontrados em outras áreas do conhecimento, sugerindo-se que novas pesquisas sejam desenvolvidas com a finalidade de comparar os resultados da vivência do assédio moral na graduação em enfermagem com as vivências de outros cursos de ensino superior.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Dano moralÉticaEstudantesEnfermagem