Tese - Juliana Silveira Colomé

Circularidade interativa dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro

Autor: Juliana Silveira Colomé (Currículo Lattes)

Resumo

O estudo objetivou analisar as interações e retroações dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro, com vistas ao desenvolvimento de uma (re)organização, tanto da dimensão formativa quanto dos cenários de práticas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Educação Superior Comunitária e na rede de atenção à saúde, caracterizada como cenário de atividades curriculares teórico-práticas do referido curso, ambos localizados na região central do Rio Grande do Sul. Foram constituídos três grupos amostrais com sujeitos envolvidos no processo de formação e de trabalho de enfermeiros, atuantes nos programas Pró-Saúde e PET-Saúde desenvolvidos na instituição de educação e na rede de atenção à saúde do município, perfazendo um total de 28 participantes. A técnica de coleta dos dados foi o grupo focal. Mediante a análise textual discursiva dos dados, resultaram duas categorias centrais. A primeira, Interações e retroações dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro, foi constituída pelas categorias intermediárias: Relações dialógicas e interdependentes entre a teoria e a prática; Formação para a autonomia ou para a alienação? Resistências, fragmentações e rupturas; Auto-organização dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro. A segunda categoria central denominada (Re)organização da formação e dos cenários de práticas do enfermeiro: possibilidades integradoras, foi constituída pelas categorias intermediárias: Espaços conectivos da formação e do trabalho, Qualificação integradora da academia e dos cenários de práticas e Movimento emergente de mudança. A análise dos dados demonstrou que, embora se reconheça a interdependência e a complementaridade dos processos referenciados, ainda há que se avançar no que diz respeito às possibilidades integradoras, dado o potencial da organização formação e trabalho em desenvolver-se de modo cooperativo e associativo. Os cenários de práticas, como espaços interativos, aliados às estratégias governamentais para a reorientação da formação e qualificação do trabalho, têm incitado um movimento de mudanças a ser ampliado, uma vez que ainda não se mostra predominante no contexto estudado. Considera-se, portanto, que os processos de formação e de trabalho desenvolvem-se a partir de interações mútuas, dinâmicas e contínuas, as quais promovem movimentos retroativos com potencial para (re)organizar as múltiplas dimensões envolvidas nesse sistema. Desse modo, a caracterização desses movimentos convergentes e divergentes pode subsidiar estratégias, integradoras e contextuais, para a qualificação da formação e dos cenários de práticas do enfermeiro em contextos específicos.

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Palavras-chave: EnfermagemEducação em enfermagemPrática profissionalRecursos humanos em saúdeSistema Único de Saúde (SUS)