Dissertação - Aline Campelo Pintanel

Estratégias da família para garantir a independência da criança portadora de deficiência visual : subsídios para atuação da enfermagem

Autor: Aline Campelo Pintanel (Currículo Lattes)

Resumo

A limitação visual na infância exige, tanto da família quanto da criança portadora de Deficiência Visual, a construção e o desenvolvimento de novas habilidades no sentido de promover sua independência. Este estudo teve por objetivo compreender as estratégias utilizadas pela família para promover a independência da criança portadora de Deficiência Visual. A pesquisa foi desenvolvida, através de uma abordagem qualitativa, na qual participaram dez mães, cujas crianças são portadoras de Deficiência Visual e estão matriculadas no Centro de Educação Complementar para Deficientes Visuais José Alvarez de Azevedo. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada única com cada mãe operacionalizada através de um questionário com perguntas acerca do cuidado familiar à criança portadora de Deficiência Visual e das estratégias utilizadas por estas para promover sua independência. A análise dos dados norteou-se pela Análise Temática operacionalizada através da Pré-análise, da Exploração do Material e, posteriormente, do Tratamento dos resultados obtidos. No desenvolvimento deste estudo foram geradas quatro categorias: Caracterização da população do Estudo, Impacto do diagnóstico de Deficiência Visual na criança, Percepção da família acerca da Deficiência Visual na infância e Cuidado familiar à criança com Deficiência Visual. Observou-se que as mães deste estudo eram mulheres de baixa renda, com pouca escolaridade e que não desenvolviam atividades remuneradas fora do lar. Constatou-se que a falta de experiência no cuidado infantil pode levar a atrasos no diagnóstico da Deficiência Visual e que a confirmação deste diagnóstico desencadeia reações como choque e abalo. A maioria das crianças com Deficiência Visual desenvolve ações independentes no lar, no entanto, nos demais locais, apresentam significativa dependência. As mães entendem o ensino convencional como importante para o desenvolvimento de seus filhos, entretanto temem que esses sofram preconceito. Elas estimulam a convivência da criança com Deficiência Visual com outras crianças para o fortalecimento da sua personalidade. Para essas mães as crianças com limitações visuais devem gozar de um ambiente estimulante como fonte para sua independência. Esta estimulação pode se dar pelo incentivo à superação de obstáculos ou pela cobrança quanto a realização de simples tarefas diárias. Os familiares deste estudo usam como estratégia o auxílio no desenvolvimento de habilidades motoras infantis que levem a facilidade na locomoção, pelos espaços. Relatam utilizar como estratégia para a independência infantil o auxilio na construção da autoimagem e do autoconceito através de explicações sobre a constituição do corpo humano. Verificou-se que a família preocupa-se em auxiliar à criança com limitações visuais no desempenho de atividades que as tornem independentes, bem como na obtenção de papéis na sociedade. Acredita-se que através deste estudo será possível auxiliar no embasamento dos profissionais da saúde/enfermagem na instrumentalização para o cuidado de crianças portadoras de Deficiência Visual.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EnfermagemFamíliaCriançasDeficiência visualSaúde da famíliaPessoas com deficiência visual