Dissertação - Camilla Chiamenti

Uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino presencial em enfermagem

Autor: Camilla Chiamenti (Currículo Lattes)

Resumo

Ao longo dos anos, a expansão tecnológica vem promovendo transformações na sociedade e particularmente no ensino, com a inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação. Assim, visualizou-se a necessidade de integrar essas tecnologias ao processo pedagógico da Enfermagem. Nesse sentido, objetivou-se analisar como a implementação das TIC pode interferir no processo de ensino-aprendizagem do curso presencial de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), especificamente na Disciplina de Assistência de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente I. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde sob protocolo n. 73/2010. No intuito de contemplar os objetivos do estudo, foram elaboradas estratégias distintas, dividas em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa-ação, compreendendo desde a capacitação para o uso de tecnologias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), até a produção de conteúdos educacionais em mídia. Após, realizou-se a implantação de TIC na disciplina utilizando tecnologias como materiais audiovisuais, power-points ilustrativos, exercícios auto-corrigíveis, atividades caça-palavras para memorização do conteúdo, entre outras, todas disponibilizadas na Plataforma MOODLE. Acredita-se que o desenvolvimento das aulas em novo formato trata-se de uma inovação para a prática docente na Escola de Enfermagem, buscando ampliar os processos interativos entre docentes e discentes, além de incentivar a criatividade e facilitar a aprendizagem. Por fim, para analisar como a implementação das TIC pode interferir no processo de ensino- aprendizagem do curso presencial em Enfermagem contou-se com a colaboração dos(as) 14 acadêmicos(as) matriculados(as) na disciplina durante o primeiro semestre de 2011 que participaram de fóruns virtuais e diários de bordo. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise temática e resultaram em duas categorias, sendo elas: a utilização de TIC como fonte de satisfação para os(as) acadêmicos(as) de Enfermagem e o déficit de satisfação dos(as) acadêmicos(as) de Enfermagem acerca da utilização de TIC. Os resultados evidenciaram que essa abordagem metodológica favorece o desempenho acadêmico e facilita a comunicação, aumentando a interatividade e aproximação do conteúdo com a realidade profissional, tornando o ensino dinâmico, atrativo e facilitador. Contudo, alguns problemas encontrados como a falta de tempo extraescolar, a dificuldade em acessar o AVA e o reduzido número de computadores no espaço acadêmico somado a restrição de horários para uso do laboratório de informática, produzem déficit de satisfação. Assim, cabe aos(às) profissionais que atuam na Universidade se apropriar do AVA propiciando aos(às) acadêmicos(as) além da alfabetização digital, o desenvolvimento de habilidades e competências. Desse modo, acredita-se que a implementação das TIC no processo educacional da Enfermagem seja de extrema relevância, demonstrando-se uma importante ferramenta pedagógica corroborando para a democratização do ensino.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EnfermagemTecnologia da informaçãoEnsino superior