Dissertação - Naiana Alves Oliveira

A pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande : percorrendo os caminhos de sua história

Autor: Naiana Alves Oliveira (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo conhecer e resgatar a história de criação dos cursos de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. A Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande, configura-se como uma das pioneiras, no extremo sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, o qual teve a História Oral e a Pesquisa Documental como método de pesquisa, e como referenciais a cultura, a memória e a perspectiva ecossistêmica. A coleta de dados da entrevista em História Oral, ocorreu nos meses de agosto à dezembro de 2010, e a pesquisa documental se prolongou até o período de julho de 2011. As entrevistas foram realizadas com os docentes que foram pioneiros na criação dos cursos de pós-graduação, nos níveis de Especialização, Mestrado Acadêmico e Doutorado. Para análise e interpretação dos dados, foi utilizado o método da análise temática. Diante do objetivo, da questão de pesquisa e dos respectivos pressupostos, foram desenvolvidos dois artigos, intitulados: “A pósgraduação lato sensu em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande: memórias vivenciadas” e “Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande: Interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica”. O primeiro artigo possibilitou conhecer como se deu a criação do curso de pósgraduação lato sensu, as experiências das pioneiras no processo de criação, assim como a sua participação na construção do curso. Além disso, foi possível conhecer o que significou para as docentes serem pioneiras, os desafios enfrentados, as mudanças e os benefícios alcançados. O curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Projetos Assistenciais de Enfermagem contribuiu para a produção da ciência e do conhecimento em enfermagem e saúde, e ofereceu a oportunidade de aperfeiçoamento e qualificação da prática profissional aos enfermeiros que atuavam na assistência. O segundo artigo resgata a criação do curso de pós-graduação stricto sensu Mestrado Acadêmico, na voz dos docentes pioneiros, as experiências e o envolvimento nessa trajetória, os significados de serem pioneiros e os desafios enfrentados. Os resultados apontam que o Mestrado Acadêmico contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, seu desenvolvimento e para a qualificação dos futuros docentes e pesquisadores, estimulou e estimula a prática para ações em saúde interligadas, em sintonia com o fazer em enfermagem, e alavancou a criação do curso de Doutorado. Enfim, é possível afirmar que a história da criação dos cursos de pós-graduação em enfermagem da atual Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande, foi construída e reconstruída, pois mantém o passado no presente para fazer parte de um futuro inovador, inserido na dinâmica de inter-relações capazes de promover ciência e conhecimento nesta área da saúde.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EnfermagemPós-graduaçãoHistóriaEcossistemasUniversidade Federal do Rio Grande (UFRN)História oral