Dissertação - Gisamara Girardi Fontes de Avila

Elementos da cultura de um hospital universitário: repercussões no comportamento organizacional

Autor: Gisamara Girardi Fontes de Avila (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de natureza qualitativa. Aborda o complexo e intricado mundo da Cultura Organizacional. Para desvendar alguns aspectos do universo cultural de uma organização, é necessário repensar a lógica subjacente ao comportamento manifesto e, assim, redirecionar os hábitos/práticas, a fim de melhorar o desempenho profissional. O suporte teórico adveio, principalmente, das idéias de Edgar Schein. Participaram do estudo dez profissionais de diferentes categorias, sendo todos servidores públicos federais de um Hospital Universitário – HU, do extremo sul do país. Partiu-se da relação indivíduo-comportamento-organização, articulando aspectos subjetivos e objetivos para apreensão das condições reais e das representações simbólicas que a envolvem. Teve-se como objetivo identificar elementos da Cultura Organizacional do Hospital Universitário, com vistas a analisar suas repercussões no comportamento organizacional e implicações no contexto da qualidade do trabalho assistencial. A entrevista foi a técnica utilizada para a coleta de dados, durante a qual foram feitas três perguntas que contemplavam as condições de trabalho, o processo de integração/socialização e a prática profissional. A análise e organização dos dados deram origem a cinco categorias que apontaram para aspectos relacionados às condições para realização do trabalho, relações hierárquicas, comprometimento organizacional, relações interpessoais e a função pública. A partir da relação feita entre as unidades de análise e os autores que estudam a cultura organizacional, foi possível inferir algumas idéias conclusivas a respeito do comportamento dos profissionais deste HU, desde sua fundação até os dias atuais. Os elementos culturais (artefatos visíveis, valores, pressuposições compartilhadas) que puderam ser decifrados e que mais fortemente representam/traduzem a história organizacional foram: o exercício da autonomia, da criatividade e da responsabilidade como fomentadores do comprometimento profissional; as relações de respeito e admiração pelas chefias, resultando em valorização da autoridade por competência, da hierarquia e da liderança; as manifestações de coragem, superação, cooperação, dedicação e obediência, que representavam o cotidiano dos primórdios do HU; o reconhecimento dispensado ao envolvimento dos trabalhadores, na busca pelo sucesso da instituição; e, por fim, a preconização do trabalho em equipe, da cumplicidade e da solidariedade, correspondendo a valores que coexistiam e orientavam as práticas. No entanto, o cenário atual é adverso e contraria as antigas verdades da instituição. O paradigma comportamental foi rompido e as certezas culturais foram desestruturadas, dando lugar a valores como a burocracia, o status pelo poder, a eqüidade, a estabilidade e os interesses políticos, todos, aparentemente, motivados pelo exercício da função pública. Os elementos da cultura organizacional elencados neste estudo parecem ter implicação direta na qualidade do trabalho assistencial, pois seus aspectos disfuncionais, de alguma forma, interferem no comprometimento e na motivação profissional. Esta pesquisa pode contribuir com a administração do HU/FURG, quando esta desejar implementar novas propostas de trabalho, redirecionar o comportamento, resgatar o comprometimento e, assim, melhorar a qualidade/desempenho profissional.

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