Dissertação - Claudia Zamberlan

Qualidade de vida de clientes submetidos a intervenção coronária percutânea

Autor: Claudia Zamberlan (Currículo Lattes)

Resumo

A questão norteadora deste estudo surgiu a partir da prática assistencial em unidade de hemodinâmica. Ao pesquisar o tema qualidade de vida de clientes submetidos a procedimentos hemodinâmicos buscou-se respostas para a questão norteadora: Como é a qualidade de vida de clientes submetidos a intervenção coronária percutânea no contexto domiciliar? Para que esta e outras indagações pudessem ser respondidas objetivou-se investigar a qualidade de vida de clientes submetidos a intervenções coronárias percutâneas no contexto domiciliar. Justifica-se este objetivo a partir dos pressupostos de que a qualidade de vida pode ser mensurada através de escalas específicas permitindo o entendimento da objetividade, subjetividade, multidimensionalidade e presença de questões positivas e negativas relacionadas aos sujeitos, além do que a qualidade de vida influencia no restabelecimento de clientes submetidos a intervenções coronarianas, especialmente no que se refere a sua adaptação a essa nova condição de vida. Neste sentido, realizou-se um levantamento documental no Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia do Rio Grande, para buscar os sujeitos a serem pesquisados. Após esta etapa a coleta de dados processou-se através da observação sistemática e da aplicação do instrumento WHOQOL-bref, que mensura a percepção dos sujeitos acerca da qualidade de vida, a partir de quatro domínios e vinte e seis facetas. A partir da coleta de dados os mesmos foram analisados quantitativamente seguidos de uma discussão qualitativa onde se encontrou os seguintes achados quanto aos domínios e facetas do instrumento: os sujeitos pesquisados inseriram-se no nível intermediário de satisfação quanto aos domínios. Em relação ao domínio físico as facetas melhor avaliadas foram capacidade de locomoção, necessidade de tratamento para levar a vida diária e satisfação com a capacidade de desempenhar as atividades cotidianas, contrapondo-se a estas encontra-se a faceta pior avaliada que foi a dor física como empecilho para fazer o que se precisa. Em relação ao domínio psicológico a faceta melhor avaliada diz respeito ao sentido da vida, em contra ponto a que refere sentimentos negativos, como mau humor, desespero, ansiedade foi a pior avaliada. Quanto ao domínio social destacou-se a faceta relativa a satisfação com as relações pessoais, porém, a satisfação com a atividade sexual foi a pior avaliada. Em relação ao domínio ambiental a faceta que tende ser melhor avaliada relaciona-se com a satisfação com o local onde o sujeito reside, porém possuir dinheiro suficiente para satisfazer as necessidades diárias foi a faceta pior avaliada neste domínio. A avaliação destes dados permite um conhecimento da qualidade de vida dos sujeitos pesquisados, além do que, propicia subsídios para elencar ações educativas que vão ao encontro das necessidades dos sujeitos pesquisados.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Qualidade de vidaPacientes